| Austral para Renata Buzzo - LATINA |


No começo de 2022, recebemos um convite muito especial. A estilista Renata Buzzo nos convidou novamente para realizarmos a nossa 5ª collab, para a sua nova coleção que foi apresentada no São Paulo Fashion - SPFW nº53, no dia 02 de junho. Ficamos ainda mais honrados e empolgados quando ela nos contou o nome e tema de sua coleção: Latina. Para apaixonados pela América do Sul e suas culturas, ficamos extasiados, mas também sentimos que seria um enorme desafio. O objetivo central da Austral é apresentar coleções inspiradas em elementos do continente. Falar do universo feminino e latino nos fez viajar em nossas referências, e admitimos que, inicialmente, até tivemos um pequeno bloqueio criativo!


Em seu novo Fashion Film, a estilista fez uma reflexão sobre o período pandêmico que viveu. Foi buscar, em suas origens e ascendências, o que nos une como mulheres, a razão pelo qual a mulher latina é estereotipada, como somos vistas, as relações de dependências que nos são postas, e a nossa diversidade étnica. Suas referências passaram pelas relações que nutriu com as mulheres de sua família, assim como pelas telenovelas mexicanas, amplamente difundidas no Brasil, em que a estética da mulher é explorada por elementos marcantes como unhas e batons vermelhos, a sensualidade latente, bem como tranças e acessórios dourados e em formatos de argolas. A artista Frida Kahlo aparece nas roupas de Buzzo, em clara referência às obras que retratam a vida e as dores da artista mexicana.


Backstage Casa de Criadores - Coleção "She Broke" por Renata Buzzo - Foto Nicolau Spadoni

Foto Haryan Buzzo

Fotos Haryan Buzzo

Em nossas trocas à distância, conversamos sobre quais acessórios Renata gostaria que acompanhassem suas roupas. A estilista nos pediu para que fossem desenvolvidos brincos de argolas e uma choker. Começamos a pesquisar suas referências, mas também o nosso acervo de memórias vividas nestas terras continentais. Para nós, é sempre um desafio desenvolver joias novas sob a estética minimalista. Gostamos de sair de nossa zona de conforto e sabíamos que uma simples argola não seria uma opção. Queríamos acrescentar um pouco de tempero do nosso continente sul-americano, especialmente da cultura andina. Após um período de experimentação e bloqueio criativo que tivemos em fevereiro, a estilista nos enviou uma foto da artista Frida, com uma espécie de rufo emoldurando seu rosto. Ali, começamos a lembrar de muitas inspirações anteriores e, também, encontramos novas. Dos elementos religiosos cristãos, que exercem forte influência nas culturas latinas, como ex-votos e a variada iconografia referente ao Divino Espírito Santo, ao Qui