Austral para Renata Buzzo - LATINA |
top of page

| Austral para Renata Buzzo - LATINA |


No começo de 2022, recebemos um convite muito especial. A estilista Renata Buzzo nos convidou novamente para realizarmos a nossa 5ª collab, para a sua nova coleção que foi apresentada no São Paulo Fashion - SPFW nº53, no dia 02 de junho. Ficamos ainda mais honrados e empolgados quando ela nos contou o nome e tema de sua coleção: Latina. Para apaixonados pela América do Sul e suas culturas, ficamos extasiados, mas também sentimos que seria um enorme desafio. O objetivo central da Austral é apresentar coleções inspiradas em elementos do continente. Falar do universo feminino e latino nos fez viajar em nossas referências, e admitimos que, inicialmente, até tivemos um pequeno bloqueio criativo!


Em seu novo Fashion Film, a estilista fez uma reflexão sobre o período pandêmico que viveu. Foi buscar, em suas origens e ascendências, o que nos une como mulheres, a razão pelo qual a mulher latina é estereotipada, como somos vistas, as relações de dependências que nos são postas, e a nossa diversidade étnica. Suas referências passaram pelas relações que nutriu com as mulheres de sua família, assim como pelas telenovelas mexicanas, amplamente difundidas no Brasil, em que a estética da mulher é explorada por elementos marcantes como unhas e batons vermelhos, a sensualidade latente, bem como tranças e acessórios dourados e em formatos de argolas. A artista Frida Kahlo aparece nas roupas de Buzzo, em clara referência às obras que retratam a vida e as dores da artista mexicana.


Backstage Casa de Criadores - Coleção "She Broke" por Renata Buzzo - Foto Nicolau Spadoni

Foto Haryan Buzzo

Fotos Haryan Buzzo

Em nossas trocas à distância, conversamos sobre quais acessórios Renata gostaria que acompanhassem suas roupas. A estilista nos pediu para que fossem desenvolvidos brincos de argolas e uma choker. Começamos a pesquisar suas referências, mas também o nosso acervo de memórias vividas nestas terras continentais. Para nós, é sempre um desafio desenvolver joias novas sob a estética minimalista. Gostamos de sair de nossa zona de conforto e sabíamos que uma simples argola não seria uma opção. Queríamos acrescentar um pouco de tempero do nosso continente sul-americano, especialmente da cultura andina. Após um período de experimentação e bloqueio criativo que tivemos em fevereiro, a estilista nos enviou uma foto da artista Frida, com uma espécie de rufo emoldurando seu rosto. Ali, começamos a lembrar de muitas inspirações anteriores e, também, encontramos novas. Dos elementos religiosos cristãos, que exercem forte influência nas culturas latinas, como ex-votos e a variada iconografia referente ao Divino Espírito Santo, ao Quipu, utilizado como forma de comunicação e contabilidade pelos Incas. Chegamos finalmente às criações que nos uniram mais uma vez e que, apesar de formas simples, abrangem muitos significados. As formas ainda lembram o Sol, tão presente fisicamente quanto simbolicamente, em bandeiras de países latinos. Assim conectamos a nossa última coleção realizada para a designer, "Trajetos Esféricos" em 2019, e nossa coleção "Constelações", às peças que participaram desta nova apresentação do trabalho de Buzzo.


O Fashion Film foi exibido ao vivo, nas plataformas do evento SPFW, no dia 02 de junho. Assim como o público, vimos pela primeira vez o novo trabalho de Renata. Lindo, de uma sensibilidade enorme e muito bem costurado com suas inspirações. Mesmo que tenhamos criado estes dois modelos de joias, nos surpreendemos com a sua aparência no vídeo. Como eles funcionaram novamente com o trabalho da estilista, como brilharam em diferentes ângulos. Foi emocionante, especialmente por ser a primeira vez que fizemos parte da SPFW. À medida que o filme avançava em seus 27 minutos, mais ideias foram fervilhando. Decidimos, naquele momento, às 14h daquela tarde de quinta-feira, que a nossa coleção Austral para Renata Buzzo - LATINA, não apenas tinha nascido ali como ganharia novos modelos. Nossos outros esboços e experimentações, realizados durante o processo de desenvolvimento dessas duas peças, complementarão esta nova coleção. Em breve, serão lançados aqui em nosso site.

Foto Haryan Buzzo

Confira abaixo o Fashion Film "Latina" por Renata Buzzo, na íntegra:

LATINA - 2022

Renata Buzzo - SPFW, N. 53 - 02/06/22


Ficha técnica

Direção: Renata Buzzo e Diro Blasco


Direção de Fotografia: Diro Blasco


Direção de Arte: Renata Buzzo e Diro Blasco


Roteiro: Renata Buzzo e Diro Blasco


Captação: Luan Ferraz


Styling : Renata Buzzo Assistentes de Styling: Marcella Maiumi e Ana Ramalho

Beleza: Muriel Gallo


Assistente de beleza: Amanda Bettega.


Fotografia: Haryan Buzzo



Assistente geral: Rodrigo Mulero Ortiz


Apoios: TexPrima LOF


Looks Masculinos: Diego Fávaro


Calçados: collab com Urban Flowers

 

Sobre a Renata Buzzo

"Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina,pós graduada em Styling e Imagem de Moda pela mesma Instituição. Única representante brasileira escolhida para o The Next Green Talent da Vogue Itália durante a Semana de Moda de Milão em 2019. Premiada como Estilista Revelação Brasileira pelo BRAZIL FASHION FORUM em Miami em 2018. Foi integrante da Casa de Criadores de 2016 - 2019. Atualmente faz parte do lineup oficial da SPFW desde Novembro de 2020." (fonte: site da designer)

71 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Bem-vindo ao universo Austral®!

Obrigado por se inscrever. :)

bottom of page
google.com, pub-5732968196391863, DIRECT, f08c47fec0942fa0