| Austral no Atacama - Diário de Bordo: Purmamarca a San Pedro de Atacama |

Atualizado: 24 de Abr de 2019


| dia 05 | Purmamarca, AR - San Pedro de Atacama, CL


O dia começou com um delicioso café da manhã na varanda do nosso apartamento do hotel Colores de Purmamarca, com vista para o Cerro Siete Colores. Algumas medialunas com jamón y queso e um bom café nos deram energia para começar o dia que atingiríamos o destino da viagem. Seguimos para o passeio Los Colorados, atrás do vilarejo de Purmamarca, para fotografarmos mais algumas fotos da campanha Andina. Cada montanha possui uma tonalidade diferente, formando uma espécie de arco-íris rochoso.


Saímos da cidade ao meio-dia, após uma última volta no povoado. O centro de Purmamarca, assim como os outros povoados da região, é bastante pitoresco. Casas simples, mas que te lembram a colonização espanhola. As ruas de terra batida, os comerciantes na Plaza 9 de Julio vendendo artesanatos e milhares de tecidos típicos.





Começamos os primeiros quilômetros do dia indo rumo a Paso de Jama, a fronteira entre Argentina e Chile. A estrada é muito linda, com montanhas espetaculares chegando a altitude de 4170m em seu ponto mais alto. A subida até esse ponto se chama Cuesta de Lipán, trecho com curvas vertiginosas no meio do vale.




Passando de montanhas rochosas e coloridas para montanhas arenosas, você enxerga as Salinas Grandes argentinas no horizonte. O visual é espetacular, com o salar rodeado de montanhas, o cenário já começa a se assemelhar ao Atacama. Fizemos as últimas fotos da campanha ali, rodeados pelo chão que ganha uma textura geométrica com cristais de sal. Apesar de nosso Bracelete Pedras ter sido inspirado nos muros Incas, a semelhança com os padrões é grande. Tivemos que fotógrafa-lo ali!






Chegamos em Paso de Jama para realizar a saída da Argentina e a entrada no Chile. Os primeiros sinais da altitude alta começaram a ser sentidos, um pouco de tontura e menos fôlego. Assim que entramos no Chile, entramos oficialmente no Deserto do Atacama e a emoção foi grande. Fomos recepcionados por duas Vicuñas que pastavam no mato seco. As cores, os salares, a vegetação, tudo é único.



Chegamos na Reserva Nacional Los Flamencos, pudemos observar flamingos andinos se alimentando nas lagoas salgadas atacameñas, em paisagens deslumbrantes com montanhas em tonalidades mostarda e cinza. Logo em frente nos deparamos com esculturas naturais, esculpidas pelo vento intenso da região, chamadas de Monjes de la Pacana. Você realmente se sente em outro planeta. Nada se parece com qualquer outro local. Um ótimo lugar para se perder na paz e tranquilidade.





Chegamos perto da fronteira do Chile com a Bolívia e nos deparamos com um vulcão que até então não parecia tão alto, mas a verdade é que estávamos a 4800m de altitude.

O vulcão era o Licancabur, que está sempre a vista no horizonte em San Pedro de Atacama. A estrada se torna uma grande descida, conseguíamos ver a grande planíce, onde se encontra a cidade. Tudo ficou ainda mais espetacular com o pôr-do-sol que nos acompanhou até descermos completamente.




Chegamos a San Pedro de Atacama e nossa primeira tarefa foi procurar um hotel, já que não tinhamos reserva. Aliás não recomendo chegar assim, você corre o risco de todos os hotéis estarem sem vagas. Como San Pedro está longe de outras cidades, algum planejamento é aconselhável. Escolhemos um hotel pelo site Booking.com assim que conseguimos algum sinal de internet e após não conseguirmos vagas em alguns hotéis que entramos. Encontramos um que não nos agradou tanto, mas que era o suficiente para passarmos nossa estadia no deserto. Acomodados, fomos para a rua Caracoles jantar e nos preparar para o dia seguinte. Finalmente estávamos em nosso destino!

rotas traçadas:

Lugares imperdíveis:

  • Hotel Colores de Purmamarca

Calle 7 Colores, altura Av. San Martín al 600. Purmamarca - provincia de Jujuy, Argentina.

www.coloresdepurmamarca.com.ar

  • Plaza 9 de Julio

Calle Florida e Calle Belgrano. Purmamarca -Provincia de Jujuy, Argentina.

  • Paseo los Colorados

Calle Paseo de Los Colorados. Purmamarca - Provincia de Jujuy, Argentina.

  • Cuesta de Lipán

Ruta Nacional 52, Provincia de Jujuy, Argentina.

  • Salinas Grandes

Ruta Nacional 52, fronteira das províncias de Salta e Jujuy.

  • Reserva Nacional Los Flamencos

Ruta 27, Región de Antofagasta, Chile.

  • Monjes de la Pacana

ruta 27, Región de Antofagasta, Chile.

  • Volcan Licancabur y Juriques - vista pela estrada

Ruta 27, Región de Antofagasta, Chile.

#argentina #quebradadehumahuaca #Diáriodebordo #viagem #Aniversário #AustralnoAtacama #atacama #chile

58 visualizações

 Português 

 English 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle

©2019 by Austral. Proudly created with Wix.com

contato@australacessorios.com.br

 

Austral

Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 3350, sala 503.

Campo Comprido

Curitiba - PR

Brasil

CNPJ 21.304.382/0001-17

google.com, pub-5732968196391863, DIRECT, f08c47fec0942fa0